Segunda diminuta

6.7.16 Jonas Anasc 0 Comentarios



Segunda-feira pela manhã estive na recepção da Polícia Federal, umbicada no Aeroporto Internacional do Licor de Pitanga, famosa beberagem produzida por G. Freyre, quando, inesperadamente, surgiu-me uma senhora com os seus para lá de 60 anos, acompanhada por uma mulher de estirpe e héxis corporal explicitamente burguesa, e um garotinho ao lado, que mais parecia uma pera verdinha no pé. Resignado, permaneci diante de tal imagem, mimando meu sono à prestação, naquela bolha de ar gélido no coração da Hell City. Enquanto pescava sonhos, sentaram-se ao meu lado, como se me cercassem. A senhora idosa se assemelhava a uma estátua humana, possivelmente acometida por Alzheimer. Aparentava estar perdida na existência. Calada chegou e calada permaneceu, como se, estar ali, não fizesse qualquer sentido. Na verdade, tratava-se da mãe da “madame”, avó do “menino-pera”. Ela, a “madame”, tinha um sotaque paulista e um celular igual ao meu, um Moto G 3º geração - reparei sutilmente entre uma pescada e outra. E nada de me chamarem... Vez em quando chegava alguém reclamando da demora na emissão do passaporte, sobrando sempre para o pessoal da recepção. Parece que a casa da moeda está sem o papel especial usado na confecção do documento, daí a demora fora do normal – 45 dias, no mínimo. Lucas era o nome do “menino-pera”; nome este que passou, a partir daquele instante, a ser um mantra no meu pé d'ouvido. “Lucas, você vai passar 10 dias lá com seu pai, se você não ficar de recuperação; e mamãe vai passear de navio no réveillon, tá bom? Você ainda não tem idade para passear de navio”; “Lucas, assim que eu voltar de viagem, mamãe vai passear pela costa do Rio de Janeiro com a tia de carro, viu? Você ficará com sua avó em São Paulo. Você sabe que mamãe adora dirigir, né?”; “Lucas, quando mamãe voltar vamos direto para Muro Alto, tá bem? Já deixarei a casa alugada com sua tia”; “Lucas, em agosto estarei ainda naquela viagem, você vai ter que começar a ir e voltar à pé para a escola, certo?”; “Lucas, fique longe de fulano quando estiver em São Paulo, tá ouvindo? Não fique de conversa com ele”; “Lucas, vamos subir já, já para almoçar, viu? E nada de hambúrguer e refrigerante, precisa tomar mais suco de laranja. Você quer ficar igual ao seu pai? Gordo e hipertenso?”. Nesse momento, o meu sono cansou de insistir e foi embora. Fiquei pensando em como seria passar o réveillon em um cruzeiro... Mas nem deu tempo para imaginar muita coisa, pois logo fui chamado pelo monitor eletrônico: ficha E155, guichê 3. Entrei numa sala com 5 mesas e seus respectivos atendentes. Apresentei meus documentos e estava tudo ok. Tirei minha foto lá na hora, com o cabelo todo desgrenhado – preciso fazer manutenção nesses dreads urgentemente, está foda! Mas de boa. Foi até rápido. Quando saí, as três figuras já tinham puxado o barco; ou melhor, o navio. E eu... Eu fui de metrô escutando “So What” de Miles Dewey Davis. 




0 comentários: