Proseamentos estatísto-etílicos e outras fuleiragens

5.5.14 Foi Hoje! 0 Comentarios


Eu tinha 20 anos de amizade com a figura e por isso o papo já fluía sem a necessidade glossários, legendas ou notas de rodapé. Daí, lá pelas tantas, no meio de uma conversa sobre amenidades, o sujeito me diz: "meu trabalho é 90% transpiração e 1% inspiração". Cá com meus botões fiquei pensando: "Porra! Nunca vi esse cara sapecar máximas, nem mesmo de ditados populares ele gosta. O que será que está acontecendo?". Talvez devesse estar passando por algum problema sério e não quisesse me contar. Seria uma crise de meia idade? Uma gaia? O time que não foi bem no campeonato desse ano? Dívidas? Enfim. Melhor do que tentar adivinhar, seria perguntar-lhe diretamente o que estava havendo, mas preferi soltar essa:
"90% transpiração e 1 % inspiração, cara?! Não sabia que tu agora trabalhava numa sauna!".
- Meu irmão, eu aqui chorando minhas pitangas e tu perdes o amigo, mas não perdes a piada, né?!
- Calma, meu bom! Tu me conheces bem e sabes que é só pra descontrair, deixar a conversa com uns 500 quilos a menos... a intenção é rir "com" e não "de".
- Beleza! Beleza! Já me costumei com tuas pilhérias "calanguísticas", seu triste! HaHaHa!
Daí, seguiu-se o papo regado a algumas cervejas naquele padrão "c* de foca", pegou de mal jeito na garrafa e ela pedra. Entramos num papo existencial daqueles e chegamos a um ponto do efeito alcoólico onde trava tudo e a voz embola. Pedimos a conta e rumamos ao encontro do salvador bacurau. Já no Cais de Santa Rita, de olho na hora da partida do danado pra não correr o risco de perdê-lo, lembrei do papo sobre trabalho, da frase que ele soltou e me apercebi que aquela conta não fechava. Pensei comigo: "melhor deixar quieto, já aloprei muito com o cara hoje e apesar das minhas tiradas terem arrancado umas boas gargalhadas dele, não vou perguntar pelos 9%, senão é capaz do bicho perder a paciência e voltar pra casa chateado". Não era esse o intuito. Deixei aquele pensamento de lado e mirei no vendedor de caldinho de mingau de cachorro: "Irmão, bote dois aí no capricho, que é pra eu e o chegado aqui não dormimos no ônibus e perdermos o ponto, faça esse favor!". Pelando o céu da boca, escalando a língua, o mingau tava rochedo demais! Já raspando o copo, eu não resisti e perguntei:
- Ei, véi, tá ligado naquela fita que tu disseste sobre a transpiração e a inspiração?
- Tô ligado, man! Lá vem tu arriar na minha de novo, né?!
- Não, mago! Juro que não é arriação! É que fiquei curioso pra saber se tu tinhas errado nas contas ou se tinha alguma malícia na história e eu não me liguei. Porque tu disseste "90% e 1%", tá ligado?! Como é isso? Era pra eu perguntar sobre os outros 9% e tu me dar uma resposta bem escrota, ou tu erraste nas contas?
Ele respirou fundo, já subindo no bacurau e me disse:
- Mermão, se eu trabalho numa sauna, tu agora, além de sociólogo és matemático, mago?! Vai dar meia hora de c* com o relógio parado, Calango chato do cara***!!!
Depois subiu no bacurau rachando o bico de rir e seguiu no rumo de casa.

0 comentários: