Corta pra 2014

24.12.13 Unknown 0 Comentarios


Às vezes eu penso que a vida, pra gente que preenche os quatro pês referidos por Miró, é uma partida de xadrez contra um computador com processador i3: quando você começa, tem bilhões de possibilidades à frente, mas não importa o que aconteça, não importa, repito, você vai, invariavelmente, perder - cavalo na casa c3, bispo na b5, tá armada a arapuca e em dois lances, zap, já era a sua dama.

Claro que a linguagem da vida não é assim tão simples, aliás, tão exata e lógica, como a do xadrez. E é por isso que muitas pessoas (aquelas mais abastadas) gastam uma fortuna com análise, para que num entremeio, num vacilo de entrelinhas, algo significativo venha à tona: "eu estava na praia hoje, doutor, e voltei para casa quando meu filho me chamou para jogar pênis..." - Arrá!, você disse pênis e agora seu analista sabe que você é um marmanjo velho mau castrado que parou na fase fálica.

Tá bom, também não é assim tão simples. Mas o exemplo serve para ilustrar e divertir.

Mas eu comecei essa crônica falando da vida e um cronista que começa uma crônica versando sobre o clichê "vida" merecia um apedrejamento em praça pública. Mas poupem essa pobre alma. Eis, enfim, o que eu quero dizer, agora sim, e aqui faço dois pontos: porque sempre tem um infeliz, nessa vida, pra testar sua fé?

Mermão, pegue leve, fique na sua. Faça como a sabedoria popular ensina: não mexa com quem está quieto. O pior é quando se escondem atrás de outras coisas, se escoram, e você, pobre alma corroída pela raiva, não pode enfiar-lhe uma mão no meio das fuças nojentas. E outra, e outra, e outra, e outra, até que essa pessoa aprenda com quanto paus se faz uma canoa.

É por esses acontecimentos, e outros semelhantes, que eu acho que esse ano de 2013 já deu. Já deu demais, vá simbora, arrume suas trouxas e saia calado. Não sou, também, assim tão ingrato. Agradeço o que me foi dado de bom. Relevo as fuleiragens, vá lá, faz parte do jogo. Mas este fim de ano já foi conturbado demais. Espero que o ano vindouro me dê muitas alegrias e que eu possa crescer como pessoa, essas frescuras que as pessoas falam nessa época do ano, paz, prosperidade, que eu possa virar alguém, de fato, glande...

Vixe!, eu disse "glande"? Deus do céus!

Corta pra 2014, rápido.

0 comentários: