Boleiro bom...

24.9.14 Unknown 0 Comentarios


O motivo de aquela pelada batida com muito afinco nas matas do Uchôa pertencentes à União ter-se acabado, ninguém sabia responder. Eu, por meu turno, sabia que papai tinha deixado de ir por causa do trabalho, ou dos filhos, ou de uma outra desculpa plausível que eu já vi ele usando umas vezes, sempre que as duas primeiras estavam já gastas, mas que não me vem à cabeça agora.

Do resto, não sei. E todo mundo era reticente e evasivo quando eu perguntava, o pessoal ficava sem jeito; parecia que estavam falando de uma pessoa querida que tinha partido, tamanha era comoção que lhes tomavam o rosto. Melhor, então, deixar quieto, não cutucar a ferida.

De qualquer forma, e era aqui onde eu queria chegar, um rapaz que acabou virando genro de um dos fundadores da referida pelada, e que chegou a participar ativamente dela, sempre que me via se dirigia a mim já cambaleante por causa do álcool, balançava positivamente o dedo indicador e perguntava:

- Tu é filho daquele bicho, né não?, que batia pelada com a gente?

Donde “aquele bicho”, já sabíamos eu e ele - através de alguma linguagem telepática, ou talvez o esperanto -  era o meu pai, cuja fisionomia muito se assemelhava à minha. Aliás, a minha se assemelhava à dele, para ser mais preciso.

A primeira vez, há alguns anos, que essa cena aconteceu, eu passei por uns momentos de tensão. Vi um rapaz forte, levemente embriagado, caminhando em minha direção com um olhar direto, inquisitivo, e o tal dedo indicador pululando no ar. Meu Deus, será que eu fiz algo de errado, mexi com mulher comprometida?

Os instantes de agonia passaram logo que a pergunta foi lançada ao ar.

Pergunta essa que, pasmem ou não, foi repetida várias vezes. Era incrível a falta de memória do sujeito, o que impedia que a nossa relação ganhasse profundidade. Todas as vezes que ele me via, era como se fosse a primeira era vez que isso estivesse acontecendo, e lá vinha, o dedo indicador, a pergunta, etc etc etc.

Teve uma época, acreditem ou não, que nem precisava mais que ele verbalizasse nada. Eu ficava cá esperto, no meu canto, na minha mesinha com a minha cerveja, e espiava o momento em que ele, de lá, tomava atitude de se levantar para vir até mim. Na mesma hora eu me colocava de pé, olhava para ele sorrindo, com o braço levantado e o sinal afirmativo no polegar direito. Pronto, a comunicação já tinha fluído. Ele, satisfeito, já compreendia que, sim, eu era filho daquele bicho, e voltava a se sentar com um sorriso jovial no rosto, todos os dentes à mostra.

Tal oportunidade eu já não tive um mês atrás, quando fui pego de surpresa: ele chegou de sopetão, e, como de praxe, me fez o tal questionamento. Eu respondi afirmativamente que sim, e com muito bom humor lhe fiz outra pergunta:

- Agora me diz aí, qual a posição que ele jogava?

Se eu soubesse a consequência dessas palavras, jamais as teria proferido. O rapaz ficou branco, começou suar, a olhar para os lados, a respirar fundo e rápido, tudo porque, meu deus, ele não sabia: a memória o tinha traído justo neste momento crucial. Se saiu rapidamente das botadas, foi no banheiro, e voltou. Ainda assim, sem a resposta. Foi sincero:

- Rapaz, uma hora dessa, eu já cheio de "mé", uma pergunta dessa... Lembro a posição não, mas lembro que jogava muito. Boleiro bom a gente nunca esquece.

Saiu ainda meio desconcertado, pensando que a falta de resposta indicaria que ele não conhecia meu pai de outros babas. Por mais que eu me esforçasse para não deixar essa impressão, foi inevitável o desacerto. Enfim, vida que segue. Daqui a pouco ele me encontra novamente, me faz a perguntava, e fica tudo como era antes.

Para não deixar o(a) leitor(a) sem resposta, eu digo: papai era zagueiro; zagueiro, com muita noção de espaço e que, às vezes, por ser conhecedor dos caminhos da grande área, se aventurava como atacante. Mas de que importa essa informação agora, né? Boleiro é lembrado por outro tipo coisa, talvez pela dupla disposição, no campo e no copo, mas, às vezes, não pela posição que ocupa dentro das quatro linhas. E tá falado!

0 comentários: