Interlúdio

29.4.14 Unknown 0 Comentarios



"Um foco de luz seduz razão
De repente a visão
da esperança" (INAH, Dona)


Interlúdio. Conforme o dicionário online que agora consulto: "Intermédio, diversão musical". Segundo o minidicionário Michaelis que ora tenho à mão: "sm (lat med interludiumMús Trecho que se intercala entre as diversas partes de uma longa composição."

Pobres dicionários, objetos vazios, nunca lidos, apenas consultados, tutor primeiro das nossas mais profundas ignorâncias. Pobre dicionário, cada vez mais obsoleto, perde continuamente espaço para o Google e outros sítios de busca. É a segunda opção na sua função primordial.

Pobre dicionário que, portanto, só pode conter definições - parcas definições. Jamais verdades. Jamais inverdades. Jamais dúvidas, anseios ou frustrações.

Nunca saberão os que consultam os dicionários que o interlúdio pode sinalizar mudança de direção. Que ele pode ser o crepúsculo ou o alvorecer. Mas que, sobretudo, significa o fim da inércia. O interlúdio é sempre o contraponto que indica um novo movimento. É, em outros termos, o negativo da imagem que seremos no porvir.

Posto nestes termos, o interlúdio - quando chega - pode significar um sopro de vida para quem imergiu num marasmo (que parecia) incontornável. Sugere o fim, esperado fim, do tédio existencial, da ressaca vital que se abraça à alma como um enfermidade se empodera do corpo.

O interlúdio, se me permitem ainda levar essa pobre metáfora até sua última instância, é o que preenche o espaço que se localiza entre o que é agora e o que doravante será. Mais do que alento, é quase uma compensação para quem, afogado na apatia, vivia sem expectativas.

E quão esperado é, em vista disso, esse momento de se metamorfosear - tomar outra forma ou simplesmente se disfarçar. Mas como falar aos quatro cantos o que silencia? Como esclarecer o que obscurece? Como ensandecer, e tornar cognoscível, aquilo desvairia?

Tarefa árdua que não cabe ao pobre dicionário - companheiro inoportuno num momento inglório. Pobre dicionário, que não pode abarcar minhas dúvidas, meus anseios, minhas frustrações.

0 comentários: