Causos 10: Seu Chico

5.9.10 Foi Hoje! 2 Comentarios


Domingão. Dez da noite. Paro na porta de Seu Chico e peço uma coca cola: “Seu Chico, traga uma coca cola”. Ele não escutou, estava atendendo uns meninos que estavam comprando refrigerante e bolachas. Espero um pouco e peço de novo: “Seu Chico, traga uma coca cola”. Desta vez ele ouviu, me olhou, mostrou um sorriso simpático e gesticulou me pedindo pra esperar; não me peça pra descrever a gesticulação, amigo leitor, não era obsceno nem nada disso, mas era incompreensível até pra os olhos. Enquanto esperava, observei o estabelecimento comercial de Seu Chico; funciona na casa dele, num dos quartos da casa, e a sala da residência serve de escritório, sala de visitas e espaço de descanso do velho Chico. Peço mais uma vez: “Seu Chico, traga uma coca cola”. Desta vez ele se aproxima olha pra mim e pergunta: “Quer o que meu jovem?”. Não me deixou repetir o pedido, saiu correndo pra novamente atender um dos meninos. Seu Chico não é má pessoa, só é um pouco displicente, e só consegue atender um cliente por vez; o atendimento é por ordem de chegada. Seu Chico volta alguns minutos depois. Finalmente o grupo estava de saída, era minha vez. Olha pra mim com um sorriso simpático que já deve ter mais de sessenta anos. Uma pessoa mal humorada enxergaria algum cinismo naquele sorriso, afinal eu já estava ali há uns tantos e não sei quantos tantos minutos, não tinha motivo pra riso. Mas Seu Chico é gente boa. Aproximou-se: “Quer o que meu filho?” e eu “Uma coca cola Seu Chico” e ele “Coca cola...” e eu “É, seu Chico” e ele “Coca cola não tem” e eu “E tem o que Seu Chico” e ele “Tem guaraná e tem fanta e tem... Ah! Coca Cola tem!” e eu “Tem coca cola?” e ele “Tem... Mas não ta gelada; tava natural quando eu botei na freezer, não sei...” e eu “E tem o que gelado Seu Chico?” e ele “Tem guaraná e tem fanta e...” interrompi “Traga um guaraná” e ele “guaraná?” e eu “É, guaraná” e ele “Ta bom, guaraná, vou trazer guaraná”. Deu passos lentos e desengonçados, parecia perdido mesmo sabendo onde tinha que ir. Voltou uns bons e longos minutos depois com uma lata de coca cola gelada na mão e um sorriso de surpresa no rosto e disse “A Coca cola já gelou, foi rápido não foi?”.

Castanha 26 / 08 / 2010

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkk
    isso me lembrou seu vidal da varzea
    rubro-negro ilustre
    como a mesma mensuração dos passos e pensamentos ;)
    precisa-se de mais figuras assim num acham!

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembrou Seu Ivanildo, que tem ou tinha uma barraca lá em DH City. Me lembra também Dona Margarida, que tem uma barraquinha na rua de vó.
    Esse causo é a cara das barraquinhas de bairro.

    Se garantiu Castanha.

    ResponderExcluir