A moça na foto

7.3.14 Castanha 2 Comentarios









Quantas vezes somos fotografados sem perceber? E quantas vezes fazemos o mesmo com estranhos, sem que percebamos também? Cheley chamou minha atenção pra isso ao perceber que tinha, acidentalmente, cedido sua imagem para a foto que uma mulher batera de outra num espaço ao lado do nosso. Revirando as fotos da infância me pergunto por onde andam as meninas com quem dancei nas quadrilhas de São João nos primeiros anos de escola. Estão todas nas fotos, mas não sei onde estão e percebo que nunca soube quem eram de verdade, porque não eram próximas de mim na escola; estávamos ali, dançando, por um arranjo das professoras. O mesmo vale para as tantas crianças que aparecem em fotos coletivas em tantos eventos que preencheram minha infância; muitos destes eventos eu detestava. Mas, vá lá, estas não são as piores, pois, todos estavam cientes, é o que se espera, de que estavam sendo fotografados. E nos outros casos, quando não sabem? Quem é aquele garotinho que aparece ao meu lado na foto de formatura da alfabetização e que estava de costas para a câmera. Eu tinha ainda cinco anos e ele era muito mais jovem. Quem são as tantas pessoas que ficam nos bastidores das imagens quando fotografamos em lugares movimentados? E quem são ainda as que passam entre quem fotografa e quem está fotografando no momento que o botão de fotografar é acionado? Antes de pedir Jéssica em casamento, Gerson cantou uma canção para ela ao som e ao lado de um teclado dentro em um restaurante lotado; o tecladista não estava olhando quando ele e Gerson foram fotografados durante essa ação inusitada. Quem é aquele casal abraçado dentro da água naquela fotografia em Jacumã? Os caras jogando futebol no campo da chácara perceberam que foram fotografados? Dificilmente. Quando eu estava Conversando com Kleiber, Camila nos fotografou, e eu só soube disso dias depois. E ninguém reparou quando eu fotografei todos em baixo do pé de umbu. E aquela moça sentada na janela do casarão? Ela estava olhando na direção da câmera quando sua imagem foi congelada, mas será que ela percebeu? Duvido muito! Sabe por quê? Havia uma grande distancia entre ela e a lente da máquina. A distância espacial, com tantos incontáveis metros, quebrada apenas pelo zoom da câmera, talvez tenha permitido que ela não visse o que estava, apesar de muito longe, bem na sua frente: um fotógrafo.

Castanha 07 de março de 2014 


2 comentários:

  1. Castanha, o Joarez, que não é muito dado a comentários, vem aqui lhe parabenizar pelo seu texto, leve como sempre, e pedir que eles voltem a ser mais constantes. Abraços virtuais e calorosos. Até mais!

    ResponderExcluir