Renascendo

12.3.14 Unknown 0 Comentarios


Estávamos eu e meu amigo C., deitados no mesmo ambiente e separados por alguns metros. Tentando vencer a ressaca, e reunindo forças para o que a noite próxima reservava, embalávamos uma conversa, aquela do melhor tipo, sem muita regularidade e sem forte compromisso, onde você joga as palavras mais para o vento que para o interlocutor, que só responde se achar pertinente ou se vencer a fadiga, de maneira que a prosa tem mais lacunas, pausas, roncos, tosses e muxoxos do que falatório propriamente dito.

Num dado momento ele me pergunta pelo meu sobrinho, ao passo que eu respondo que está muito bem e cada vez mais inteligente. Ele já fala me perguntou, se esforça eu respondi, quando ele falar teu nome, teu nome, assim, o nome pelo qual ele te chama, sabe, tu vai ver como é..., ficou reticente meu amigo, no que eu emendei uma pergunta para evitar que o sono lhe fisgasse, é como o quê?, diz aí!, ah, velho, a primeira vez que meu sobrinho me chamou foi como se eu nascesse de novo, fiquei emocionado, meu sobrinho já me chama eu disse, ah, então tu sabe como é, já viu como é bacana.

Mas isso foi há muito tempo, na época em que qualquer palavra ensaiada pelo menino era um acontecimento, rendia assunto para um semana, a mãe ligava para a avó, que repassava em detalhes para a bisavó, que contava para os outros filhos, que no jantar comentavam com seus respectivos filhos, que são os netos, isto é, meus primos, de modo que o saldo geral era uma família abobalhada com o mais trivial passo do crescimento. Hoje em dia o menino já fala com mais constância e clareza, pede água, pede a carne do almoço, pede para ouvir as músicas do "patá" - malditos palhaços-, avisa quando vai fazer um xixi, e reclama - "nãããão" - se alguém mexe nos seus brinquedos. E eu, despertado não muito cedo por fortes batidas na porta de sua ainda pequena mão e por gritos estridentes de "titio!", venho, não sem alguma perplexidade, renascendo todos os dias.


Da esquecida porém não finalzada série Te mostro quando souber ler.

0 comentários: