PLACEBO

5.5.13 Foi Hoje! 2 Comentarios


A busca incessante por respostas. Mas onde encontrá-las: Ciência ou Religião?, As “verdades absolutas” chegam para nós como que por encantamento, e nos dão de certa forma uma sensação de conforto, parece-nos afinal que teremos a explicação para as nossas dúvidas, nossos anseios.
Ao ler o jornal ou uma revista estamos sempre cheios de expectativas, como que em estado de êxtase, numa viagem sobrenatural a procura de soluções. Em uma página, lemos que: “uma jovem de 14 anos, chamada Antônia, no município de Itabira, em Minas Gerais, foi curada de um câncer. Milagre! Depois de anos fazendo quimioterapia sem grande avanço em combater a doença a menina foi curada pela Pílula do Frei Galvão, o primeiro Santo Brasileiro”. Em seguida temos a frase em negrito com letras enormes, onde se lê:“cientistas americanos descobrem que o SAL não causa problemas de pressão arterial”.
Pois é, são as “verdades científicas”, que podem ser atualizadas a qualquer momento, e que atendem aos interesses mais bizarros possíveis. Mas, o que fazer? Acredito que estamos reféns de um mercado capitalista que não se importa muito com minha saúde, se tomo um placebo ou um remédio que contenha princípios ativos. O que importa é quanto o MERCADO vai faturar com isso.
Nessa viagem pelo efeito placebo, questões de ética, verdades e mentiras e o fator psicológico estão em jogo, isso é inegável. Talvez a coisa funcione mesmo como: “Você crê e é membro de uma sociedade que crê”.?!
Bem, acho que vou tomar um vinho, mascar algumas folhas de coca, fumar um cigarro e quem sabe acender uma vela, numa dessas capelas virtuais para SÃO PLACEBO, quem sabe eu mesmo não me cure desses efeitos maléficos dessa nossa sociedade de consumo, intolerante e egoísta... Vou passear por paraísos artificiais pois: “o bom senso nos diz que as coisas da terra não existem inteiramente e que a verdadeira realidade só é encontrada nos sonhos”.







                                                                         Por: Carlos Daniel. 

2 comentários:

  1. Boa crônica Carlos Daniel. Neste mundo de verdades, verdades e verdades precisamos de dúvidas. Mas, neste mundo que é também de dúvidas, dúvidas e dúvidas precisamos de um norte. Por tudo isso buscamos a fuga, mesmo sabendo que não há para onde ir.

    ResponderExcluir
  2. "Bem, acho que vou tomar um vinho, mascar algumas folhas de coca, fumar um cigarro e quem sabe acender uma vela, numa dessas capelas virtuais para SÃO PLACEBO, quem sabe eu mesmo não me cure desses efeitos maléficos dessa nossa sociedade de consumo, intolerante e egoísta"

    né isso?!

    ResponderExcluir