Recomendo

2.10.10 Foi Hoje! 2 Comentarios


A cigana, misto de curandeira e de profeta, na encruzilhada dos traídos com os ressacados de amor, sentada bem no meio da rua. Tronco ereto, olhar imponente e palavras concisas:
- Recomendo só o que é bom, aquilo dá efeito.

O transeunte pára, a olha meio de soslaio, e pergunta inseguramente:
- Pra ferida não curada?
- Chá morno de aroeira e delicadas lambidas caninas, pra fazer casca mais rápido. - responde a cigana.
- Não, pra ferida assim não, dor assim não. Pra dor de gente mesmo, que dói sem fazer buraco. - explica o atabalhoado andante.
- Deve ser gases, então recomendo chá de boldo, meia fruta-pão e batidas com a palma das mãos nos locais específicos da dor. É tiro e queda. - diz a cigana sem perder a pose.
- Não, moça! É dor de gente que perdeu gente. - impacienta-se o andarilho.
- Se for perda de mãe, recomendo ar puro, cigarro de palha, pata esquerda de porco recém-nascido pra pendurar no pescoço e meditações noturnas pra aliviar a angústia. Se for de irmã, gota de veneno de cobra-buchuda-do-mato-de-dentro. Se for de pai, suco de melancia com erva pontuda de pigmento vermelho. E se for de amigo, outro amigo.
- Vixe, ainda não acertasse. - desanima-se o ouvinte.
- Se for dor de quem perdeu a mulher...
- Sim, sim... – anima-se o rapaz.
- Dor de corno... - continua a cigana.
- É, é... – confirma o cabra vacilante e envergonhado.
- Recomendo uma garrafa de cachaça e 'Torturas de Amor' do mestre Waldick, para servir de trilha e, acima de tudo, pra ajudar a se conformar. Porque em caso assim, só resta aceitar e ponto! Porque, como se diz na terra dessa humilde cigana, que ora vos bafeja ao cangote, chifre foi feito pra homem, boi usa de atrevido que é.

Depois de ouvir isso, o andarilho distraído, mais sensível do que pele queimada, e que passara ali por um mero acaso, deságua numa choradeira barulhenta e profunda.
E a cigana replica firme:
- Eu digo e tenho dito: recomendo só o que é bom, aquilo dá efeito.


Escrito por Rosano Freire
Postado por Pagú.

2 comentários: