Capítulos da história da arte contemporânea

17.2.16 Unknown 0 Comentarios


O estilo de intervenção artística inaugurado pela espanhola Cecilia Giménez, em 2012, mais conhecido como Ecce Hommo Reloaded Style, influencia a confecção de um retrato falado que gera imensas polêmicas na cidade de Salvador-BA, envolvendo a polícia do bairro Itapuã e o Sindicato dos Peritos Técnicos da Bahia (Sindpep).

Tamanho está sendo o impacto desta notícia nas redes sociais que não seria descabido projetar, para breve, a exposição de outros trabalhos do(a) referido artista percorrendo o Brasil e as maiores galerias de arte do mundo. Artista este que, para nossa imensa tristeza, ainda não sabemos quem é!

Podemos observar claramente o choque entre o desenho livre e os feitos com auxílio da computação gráfica, como mote central das discussões que envolvem o caso. É a razão técnico-instrumental sofrendo um golpe duro no campo de produção dos retratos falados, fator esse que não podemos negligenciar ao custo de não compreendermos em sua totalidade a beleza (sic) do jesto gesto.     


Nos resta ainda torcer para que o desenho seja tratado como um desenho e não como um crime. De minha parte, ao fruir a obra, senti uma imensa identificação com o bigode do referido suspeito, o que me fez de pronto ir até a farmácia mais próxima comprar um Prestobarba. 



Fontes

Polícia investiga retrato falado feito à mão por agente 'não perito' na Bahia" (G1-BA) http://migre.me/t0HiQ
Imagem 1 - (Reprodução/ Facebook)
Imagem 2 - Fábian Simon (http://migre.me/t0HkR)



0 comentários: