DEIXA EM PAZ O MEU MISTÉRIO

16.10.13 Foi Hoje! 0 Comentarios


Sabe lá o que um mortal que dedica sua vida à educação inventou de pensar no dia 15 de outubro? Um mistério. É isso mesmo, esse mortal pensou em mistério, aquilo que pra muita gente é transcendental, pra outros é sagrado, pra outros ainda é fonte de renda, afinal sob a capa misteriosa muitos pregadores angariam mais cifrões pro seu “dizimado” salário, pra mim mistério é algo muito humano, muito próximo e até essencial.
Fico de cá falando em mistério porque todo mundo vai mandando mensagem de “parabéns professor...” e frases com esse mesmo fim, mas o que faz esse devotado a Nancy pensar sobre sua vida laboral na sala de aula é o mistério. Sempre me deixou incomodado os descaminhos que essa palavra tomou, pra muitos o mistério é sinônimo de segredo, oculto, velado. Na verdade mistério (MÍSTICO) é aquilo que é intimo aquilo que é próximo e nos conecta com o outro.  Fico vidrado nisso: mistério é a capacidade de estar em intimidade com o outro.  A relação de um casal é algo misterioso, a parceria de pais, mães e filhos é misteriosa, a cama e seu tablado para dois ou mais corpos se encontrarem é misteriosa, a cerveja que junta à galera depois da aula ou do trabalho é mistério puro meu amigo.
Tu já deves saber onde quero chegar, o que me liga a escola é o mistério que me coloca inteiro nesse espaço. Há uma intimidade entre o que faço com quem faço: professores, estudantes, suas vidas e a alegria de encontrar algumas trilhas com a rapaziada e dar fé de que estamos num processo de formação... Contribuir com a formação de outro humano é intimo por isso mistério.
O cansaço por nunca retroceder no passo também é misterioso, é intimo a todos e todas, nós professores e professoras. É o debulhar de nosso trigo.
Com efeito, olha a gota que salta... Será que deixa em paz teu coração? Não me anima ser tratado como caso de polícia e figurar entre as chacotas de quem sabe que a vida nunca será tranquila pra quem tem por ofício o piloto e a lousa.  Não quero nem me perder falando do Eduardo Campos que agora acredita ter uma REDE preguiçosa pra deitar. O Presidenciável das Princesas não sabe o que é piso nem salário. Certamente quem vive a espezinhar trabalhadores e trabalhadoras da educação está acabando com seus sonhos, sua saúde, sua capacidade física, intelectual e financeira de avançar em sua formação permanente e isso já é uma desgraça, no entanto, desconfio daqueles que vivem do martírio diário da professorinha, acredito que estes já sabem que não roubam só as garantias trabalhistas do professor, o pior está à frente, descaradamente começam a minar em nós o mistério-intimidade que ergue nossa prática e aí não quero mais aceitar nada! Deixa em paz meu coração, por favor! Já sei que essa tortura não tem nada haver com desatenção e por isso, em defesa do meu mistério, eu decreto ESTADO DE GOTA D’ÁGUA no meu ofício e digo logo: nem venha! Porque dentro de mim já armei explosivos e só meu mistério há de deixar em paz meu coração.
                                                                                              
Por: Taumaturgo de Nancy

        
                                                                                     






0 comentários: