Copa nas copas

12.7.14 Cabotino 0 Comentarios



A Copa de 2014 no Brasil ficará marcada, para mim, como a Copa nas copas. Não é apenas uma aliteração homógrafa do evento esportivo quadrienal com o lugar da casa onde a sobriedade prevarica, a copa. Mas, sim a constatação que a “Copa das Copas” bateu um bolão na cozinha.

A Copa do Mundo no Brasil procurava à cozinha como os americanos um drive thru; os japoneses um karaokê e um cronista inspiração para uma nova crônica.

Ainda bem que o Brasil não chegou à final no Maracanã, porque eu tenho quase certeza que bateria as chuteiras, aliás, as botas, antes. Cada jogo da seleção era um desmantelo e um desregramento do tamanho do chocolate da “torta alemã” em sete camadas.

Assisti aos jogos do Brasil na casa de amigos de maneira aleatória, não repeti nenhum lugar, em todos, sem exceção, não parava de vim comida, bebida, tira-gosto, guloseimas, fofocas e “esse Fred não faz porra nenhuma!” da cozinha. Depois do jogo contra a Colômbia, minha mãe olhou para mim no dia seguinte e disse: “meu filho, tome um Buscopan”.

Bebi em escala “Bossa Nova”, Tom e Vinicius era a garota Helô Pinheiro comparado a minha envergadura etílica. O buraco no meio campo da Seleção eu preenchia-o com o meu fino léxico chulo de costume e, entre um Puta que o pariu! E um Poorraa! Era um tal de uísque com tônica, cerveja, cloro, ovo de codorna, churrasco, alpiste.

E eu como aquele marido no comercial do “Bom Negócio” perguntava: “cadê a fumaça deste churrasco?” daí a turma, “sabe de nada, inocente!” e me apresentaram a churrasqueira elétrica. Levei um choque e, infelizmente não foi em sentido figurado, tomei um choque quando fui pegar descalço, na bandeja de alumínio encostada à churrasqueira, uma faca. Tudo bem comigo, como vocês estão vendo, ou melhor, lendo.

A Copa nas copas já entrou nos anais dos meus hepatócitos. Outra desta vou ter que pedir um exoesqueleto ao M. Nicolelis.

O Brasil não chegou à final, acontecimento que seria o meu fim também, mas os 7x1 contra os alemães ainda hoje é a minha maior ressaca, talvez cure na Rússia em 2018, um país tão improvável quanto o nosso, talvez não cure nunca.

Tomara que na Rússia daqui a 4 anos o nosso futebol não tome uma outra fodka dentro de campo.

0 comentários: