O servidor furioso

22.11.08 Foi Hoje! 0 Comentarios


Caminhei em direção a sua sala com passos rápidos e irritados, mas, bati suavemente a porta três vezes e só girei a maçaneta ao ouvir a permissão para entrar, a boa educação não me permitiria fazer de outra forma, o mesmo não posso dizer do sujeito que ocupava a sala. Disse meu nome, minha ocupação naquele setor da repartição e estava prestes a lhe perguntar por que ele havia me proibido de ocupar a sala no final do corredor quando fui bruscamente interrompido por aquela figura que gritava enfatizando tudo que dizia:
- Não é possível! Eu nunca vi isso em nenhum departamento de nenhuma universidade do mundo! Definitivamente este tipo de sala não se ocupa por ninguém, elas devem ficar vazias e inutilizáveis.
Esta ênfase me parece a de uma pessoa que têm muito medo de ser contestada por saber que não consegue rebater uma contra-opinião ou uma crítica. Tentei falar e fui novamente interrompido por um grito.
- Espere, estou falando!
- Como se fosse difícil perceber isto, pensei.
Reagi e disse-lhe tudo que achei que deveria ser dito, tanto para brecá-lo, quanto para explicar a situação. Mas fui diplomático é claro.
Após tudo esclarecido sai de sua sala com a sensação de conforto, pois, apesar de estar terminantemente proibido de voltar à sala no fim do corredor, eu o havia rebatido em sua incontrolável fúria de servidor público perdido na repartição, frustrado e azedo.
- Dane-se a sala, pensei, eu tinha conseguido coisa melhor, bater de frente com ele e faze-lo se desculpar por ter gritado sem necessidade.
No final do dia, recapitulando os fatos lembrei de ter sentido um cheiro desagradável ao entrar na sala do indivíduo, um odor fecal, talvez ele tivesse acabado de peidar, foi então que percebi o motivo daquela fúria. Ele estava num momento de intimidade quando bati em sua porta, e o desconcerto desta situação o deixou agressivo. Esta memória me trouxe duas dúvidas:
1° Estava ele querendo proteger o funcionamento da instituição ou a sua privacidade?

2° Havíamos brigado para garantir espaços, eu em minha sala e ele em sua superioridade hierárquica, ou, havíamos brigado por merda?


Castanha.

0 comentários: