O dia que me fodi no WhatsApp

27.4.16 Cabotino 1 Comentarios



Domingão em família: macarronada, Coca-Cola e fofoca. A novidade era o grupo do WhatsApp da família. Soube que o grupo era quentíssimo! Minhas tias e primas andavam excedendo-se ao compartilharem imagens, digamos assim: pouco católicas. O que levou a ala protestante da família a estrilar. É a aquela história: parece que a “lei de crente” tenta controlar mais ainda aquilo que com certeza conduziu até ela: o policiamento público da libido.

Enquanto ouvia a fofoca e sorria bonachonamente dos causos familiares através da ferramenta de comunicação mais revolucionária da humanidade até então, o WhatsApp, fui de súbito abordado por uma das minhas primas que estava almoçando conosco: “Ei, porquê tu não entras no grupo da família?”. Como declinar de um convite assim à queima-roupa? Além do mais no símbolo máximo do congraçamento familiar: a mesa de refeições no domingo. Ao sabor da conveniência topei que adicionassem meu contato no grupo. 

Depois do almoço fui dar um rolé pelo Centro. Era dezembro e não havia futebol nos estádios e consequentemente na tevê. Domingo sem futebol é tão melancólico quanto uma quarta-feira de cinzas. As pessoas no Centro farfalhando suas sacolas de compras de fim de ano, outras andando de patins, skate, bicicleta, correndo, tirando selfies... Vale tudo para oxigenar a vida inclusive encarar o Centro, solitariamente, num domingo à tarde, sem um mísero pacote de dados no smartphone – o solitário abandonado à comunicação passiva do smartphone.

Cheguei em casa ao fim da noite. O smartphone descarregado. Coloquei-o para carregar e fui ler um brochura qualquer. Peguei no sono. Domingo é assim mesmo e ainda mais de dezembro: a atenção prevarica; o corpo liquefaz-se na esperança de dias melhores no próximo ano – sabemos que nada vai mudar, entretanto dormimos com a baba brilhante da esperança escorrendo no colchão.

Acordei às 5h e tinha que sair pra trabalhar às 7h. Levantei-me uma hora mais cedo do que o habitual. Tirei o carregador da tomada e liguei o celular enquanto dirigia-me ao banheiro. Foi o danado ligando e a plêiade de mensagens acumulando-se no visor do grupo da família: 753 notificações! Tive a deferência de ler cada uma, aliás, estava ali no grupo pela primeira vez e precisava saber o que geralmente falava-se naquele espaço. Foram mais de 60 áudios; mais de 30 memes; uns 40 vídeos; mais de 50 fotos; umas 35 correntes e, pasmem! 3 “bom dia!” às 5h da manhã! Meu Deus! 

Tomei banho. Passei um café. Joguei a manteiga no pão. Enquanto sorvia delicadamente o café, fui abrindo os áudios, os memes e os vídeos. Nossa! Tinha de tudo! Um teatro de variedades, um circo de freak-show. Entre um cara de cueca e um vídeo satirizando Lula e Dilma sobre o caso da Petrobras, pude constatar uma corrente pedindo ajuda a um senhor desaparecido lá para as bandas do UR-07 Várzea. Entre um Ursinho Puff desejando bom início de semana e um áudio alertando greve geral dos caminhoneiros caso passasse a lei que impunha mais severidade às greves da categoria, vi a foto de um bolo confeitado com os dizeres: “Você não vale nada, mas eu gosto de você”. E para completar o “Bom dia, Caos!” que estava tendo, abri um vídeo onde mostrava uma tentativa frustrada de assalto a uma agência bancária, um dos clientes era policial a paisano e atirou num dos assaltantes. Um dos clientes filmou a ação: o tiro, o tombo o sangue espargindo na câmera do seu smartphone.

Depois deste último vídeo fechei o app e pensei em sair do grupo da família. Mas daí pensei: seu eu sair assim de chofre certamente falarão que eu sou “metido a besta... chato... ateu da aldeia... maconheiro... o doido...” Pois é, apesar dos revolucionários meios de comunicação a família continua sendo a célula social por excelência da coesão, coerção e achincalhe dos seus consanguíneos. As fronteiras entre o público e o privado são borradas no convívio familiar mesmo na porra de um aplicativo. O café esfriou. Joguei-o na pia. Saí para trabalhar com aquele turbilhão de mensagens e imagens na minha cabeça. Meu dia foi foda. E pra acabar de foder era segunda-feira e a resenha da semana estava apenas engatinhando.



Um comentário: