Causos 21: Curiosidade

29.12.10 Foi Hoje! 2 Comentarios


A curiosidade! Por uma curiosidade insaciável os navegadores cruzaram os mares e consequentemente espalharam a colonização européia. Por curiosidade produzimos ciência, dominamos e conquistamos a natureza. Foi por curiosidade que Pandora abriu a caixa enviada como presente por Zeus e sem querer fez espalhar pelo mundo todas as mazelas que existem. Depois da curiosidade nada seria do mesmo jeito. Ela, assim como muitas e muitas coisas nesse mundo, nos acompanhou no correr dos séculos e vai estar com nós por muito tempo ainda.
No final da aula um aluno veio falar comigo e pediu segunda chance para fazer a avaliação da unidade. Tinha chegado atrasado. Ele disse “Professor cheguei atrasado porque fui socorrer meu primo que foi esfaqueado pelo cunhado” perguntei o porquê do esfaqueamento e ele respondeu “Não sei” e eu “Como assim? Não sabe!” e ele “É professor, ninguém sabe, isso aconteceu hoje e fui socorrer meu primo e todo mundo perguntou pra o cunhado porque ele fez aquilo, mas ele não disse nada”. Fiquei desconfiado, mas não quis pensar que era mentira porque ele sabe tão bem quanto eu que não precisava contar uma mentira cabeluda dessa pra ter uma segunda chance de fazer a prova. Aceitei o argumento e disse “Se souber o motivo me diga” e ele “Ta certo; e a prova?” e eu “Ah! A prova! Pode fazer amanhã”. Depois pensei “Isso dá uma boa crônica com cara de manchete: CRIME EM FAMÍLIA”.
Duas semanas depois encontrei com o aluno e perguntei “Soube o motivo?” e ele “Não professor, ninguém sabe; todo mundo ta confuso e ninguém sabe, nem a família, nem os vizinhos, nem os amigos, nem ninguém”.
O ano letivo acabou sem que o aluno soubesse o motivo pra me contar. Disse ele que não sabia. Acho que não sabia mesmo. Provavelmente nunca mais vou velo. Nunca saberei o motivo.

Castanha 07 / 12 / 2010

2 comentários:

  1. é melhor não saber. minha mãe já dizia, 'a curiosidade matou o gato'.

    ResponderExcluir
  2. boa boa castanha
    rico

    ResponderExcluir