Me livre!

9.8.13 Foi Hoje! 0 Comentarios


Neide, ou simplesmente, Cineide Marques de Santana desconheceu os privilégios daqueles que tem posses. Quis o destino que fosse hoje, dia primeiro de maio, a morte dessa trabalhadora. Nunca mais vai queimar as suas mãos com o óleo da cozinha abafada do bar onde trabalhava.

Nunca mais terá que aguentar os bêbados chatos e infelizes, inebriados de secura, na feira de Cavaleiro. Outros tanto trabalhadores, como ela, acostumados a ganhar no grito ou na simpatia um freguês - nem sempre fiel às saias ou às calças que veste - dirão: “Um salve a rainha do bar!”.

O canto é triste. Há pesar e muita dor no peito de Santos, dos filhos de Santos e principalmente no peito dos filhos de Neide e Roberto, meus irmãos: Paulinha e Thiago.

 Andava meio cansada...


Pensava vez por outra em alugar ou mesmo vender seu bar, por que, quem sabe, havia chegado a hora de descansar um pouco e ver os netos crescerem?! (Tenho certeza que depois desse papo ela acenderia um Derby suave só para aliviar as tensões da vida carregada de poucos suspiros profundos, poucas noites bem dormidas, poucas regalias mas, de muito amigos e admiradores, inclusive quem escreve.)

Seu forte era como bem dizia, “fazer uma letra”.
Tive o prazer de dançar várias vezes com ela. 
deslizava no chão.
chegava a voar!

Talvez não encontre em ninguém traço tão marcante, dançava divinamente! sempre mais atenta ao balanço que a métrica e a marcação dos compassos da música.
Fluía feito água ela;
escorrendo pelo salão!
Sei lá, "eu num sei narrar essas coisas direito",

Enfim...


“Para de olhar para os pés e deixa a dança fluir”, “mái bibiu!”


Talvez ela dissesse isso ao ouvir essa minha choradeira em tom de homenagem e emendaria com um “passa o pano!”, chamaria-me desse jeito para contar a mais nova fofoca do céu, e num tom jocoso diria: “aqui no céu é legal, falta só um pouco mais de alegria... cheguei aqui faz hoje 15 dias e só botaram Roberto Carlos pra tocar”. 
“ME LIVRE!”.   


Por: Ricardo Santana.
   


   

0 comentários: