A Crise dos Leitores

6.7.11 Joarez 3 Comentarios


De mais a mais, cá com meus botões, e devaneios sem pé nem cabeça, eu já tinha chegado a essa conclusão. Com sinceridade, não se precisa de um grande esforço para alcançarmos ela. Mas, sabe como é?, dizer, assim na xinxa, para os meus companheiros de boteco e de blog, pode enfraquecer a amizade.

Não digo para eles, digo para vocês. Se ficarem chateados comigo, recorro à tal da licença poética.

Hoje em dia o mercado editorial vive uma crise. E onde começa essa crise? No leitor. Alíás, na escassez dele. O leitor de hoje, quando existe, lê livro de auto-ajuda. Em segundo lugar, livro de auto-ajuda. Em terceiro, idem. Quarto, idem. Ali pela décima-nona preferência aparecem os leitores de biografias, e pára por aí.

Os de ficção? Afora os de Harry Potter, não existem. Tá bom, existem. Mas são bem poucos e estão bem entocados.

E o pessoal aqui, este velho gordo que ora vos fala incluso entre eles, resolve fazer um blog sobre o quê? Literatura, ora essa. Ficção, ora veja. Você poderá argumentar que o blog é sobre crônicas, e que estas são um relato, com um olhar pessoal, sobre um fato acontecido. Não é mesmo? Nem sempre. Na realidade, não se tem como saber se o fato contado é verídico ou não.

E para chegar ao ponto central, isso, na verdade, é o que menos importa. Se a história lida tocou, comoveu, mexeu com o leitor, pouca interessa se ela é ou deixou de ser verdadeira. A literatura independe disso.

Mas isso, claro, quando se tem os leitores, e eu falava justamente sobre a ausência deles. Dia desses, navegando pela internet, vi um artigo falando que, no mundo da internet, existem mais de 10 milhões de blogs ativos. Pode gastar as exclamações, é um número gigantesco mesmo. Depois desse susto inicial, depois de nos sentirmos uma gotinha no Oceano Pacífico, já podemos partir para indagação crucial. A pergunta certa não é "Quem me lê?", mas, concerteza, "Quem lê tanta gente?". Será que há leitores fiéis para todos esses blogs?

E no meio de tanta variedade, blog de culinária, blog de moda, blog de gente famosa, blog sobre gente famosa, etc., tem um blog formado por um grupo boêmios recifenses que fala sobre literatura e ficção. Como se não bastasse escolher uma área saturada para escrever (blog), escolhemos a subárea onde menos tem menos gente que lê.

Mas será que não tem ninguém que lê a gente? Será?

Se você, meu caro amigo, minha paciente leitora, chegou até aqui, até essa última linha, poste um mísero comentário para não deixar o autor dessa crônica, inviável como das outras vezes, mascando o jiló da solidão.

3 comentários:

  1. O fazer literário contemporâneo precisa fazer esses questionamentos, que você tão elegantemente lança, Juarez Prosador!
    Plataformas de divulgação, mercado editorial...
    E principalmente... queremos vê-los, os leitores!
    Me mostro como um admirador seu, e de tantos outros, que compõem essa nossa aventura do dia-a-dia de escrever.
    Compartilhando desse gosto de jiló na boca, também me questiono: Mas será que não tem ninguém que lê a gente? Será?

    Rico Santana

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Juarez, o que eu poderia comentar já comentado tão elegantemente Rico, mas nem por isso deixo de dizer: Que crônica massa da porra! E tmabém me pergunto: Será que só a gente se lê? Por favor, tem alguém aí no universo digital nos vendo?! Nós estamos aqui, tem alguém aí?!

    ResponderExcluir
  3. não precisam mascar com tanto gosto o jiló do desprezo, posso não ser grande coisa, mas leio constantemente vocês.
    um forte abraço e por favor continuem escrevendo...

    ResponderExcluir