Causos 23: Relatividades

22.1.11 Foi Hoje! 1 Comentarios


Depois de uma tarde regada por vadiagem, cerveja e piadas debochadas, comentei: “Estou ficando velho” e Ricardo disse “Estou rejuvenescendo”; soltamos uma gargalhada.
Algo velho é algo que existe há muito tempo. Algo novo é algo que existe há pouco tempo.
Algo velho pode ser uma coisa que não serve mais por estar desgastada pelo tempo. Algo jovem pode ser o contrario, ou não. Algo velho pode ser uma coisa indispensável por ter experiência e utilidade acumuladas. Algo jovem pode ser o contrário, ou não. Sendo assim, uma pessoa velha pode ser importante dependendo do contexto e num contexto diferente uma pessoa jovem é que pode ser importante.
Velhos pensamentos são importantes para a manutenção do mundo. Jovens pensamentos são importantes para reanimar a manutenção do mundo.
Essas considerações servem pra pensar na relatividade de tudo que existe inclusive o tempo, que é o que nos dá a idéia de tudo que é velho e tudo que é novo. Viver só um ano é pouco para quem já vive a três ou quatro décadas. Mas uma vida que dura um ano é longa se for comparada com a de alguém que só viveu um dia.
Sentisse velho ou jovem, estar velho ou jovem, querer ser velho ou jovem, depende da relação de cada um e de cada coisa com o tempo. O tempo é relativo. A interação com o tempo é relativa. Tudo é relativo.
Depois de uma tarde regada por vadiagem, cervejas e piadas debochadas, comentei: “Estou ficando velho” e Ricardo disse “Estou rejuvenescendo”; soltamos uma gargalhada.

Castanha 29 / 12 / 2010

Um comentário:

  1. Massa meu querido!!!
    Isso em tempos velozes e furiosos
    faz as lavouras se tornarem cada vez mais arcaicas!

    A mosca vive mais ou menos 24 hs se não a martarmos.
    Até esse tempo de vida é relativo.
    Os tartarugas os papagaios vivem bem mais que as moscas, ou não.

    Rico Santana

    ResponderExcluir