Causos 22: A indignação

17.1.11 Foi Hoje! 1 Comentarios


Indignação! É a cólera despertada por uma afronta, ação vergonhosa, injustiça, algo que me afete, lhe afete, nos afete. A indignação fez cair reinos e governos, fez uns de baixo se revoltarem contra outros de cima, deve ter incitado muitos motins, preparado tocaias e declamado em alto e bom som milhões de pragas e palavrões. A indignação é o tempero da revolta.
Ontem a indignação sentou ao meu lado no ônibus. Tinha mais ou menos cinquenta anos, um metro e sessenta ou setenta de altura, pele marron, cabelos grisalhos, óculos e uma apostila de um assunto qualquer nas mãos. Não lhe reparei a começo. Só lhe prestei atenção quando começou a falar colérica protestando contra o motorista do õnibus que dirigia e ao mesmo tempo conversava com o cobrador. Virou pra mim e começou: “Sujeito irresponsável, dirigi o ônibus como se estivesse carregando qualquer coisa. Ele sabe que não pode conversar quando dirigi, mas mesmo assim fica batendo papo”. Nisso o motorista fazia curvas em alta velocidade e eu que morro de medo de acidentes dividia minha atenção entre os protestos em voz baixa da indignação e os movimentos do ônibus. A indignação não aliviava “Vou anotar o número do ônibus e o telefone da ouvidoria e vou denunciar assim que chegar num orelhão”. Puxou uma caneta e começou, soletrando enquanto escrevia, “Ônibus linha tal, número tal, horário tal, telefone da ouvidoria tal, tal e tal” virou pra mim novamente e recomeçou “Essas coisas só acontecem porque nós não protestamos, a culpa é nossa também...”.
Em seguida era a minha vez de descer, levantei, puxei a campanhia de parada, pedi licença e desejeilhe boa sorte “Boa sorte pra você também” me respondeu em troca. Desci meio agitado, a indignação não é a má, mas nos deixa bem chacoalhados.

Castanha 29 / 12 / 2010

Um comentário: